Cine-Teatro Vale Formoso reabre em 2027 apto para vários tipos de eventos
11-08-2025
# tags: Espetáculos , Venues , Eventos , Congressos , Porto , Eventos corporativos , Conferências
A produtora Uau formalizou a aquisição do Cine-Teatro Vale Formoso, no Porto, cuja reabertura está prevista para o início de 2027.
O projeto para a obra de reabilitação do cineteatro, entregue ao consórcio de arquitetos Metrourbe e Arsuna, vai modernizar o espaço com todas as condições para receber os mais diversos espetáculos, concertos, exposições, eventos culturais e corporativos.
O Cine-Teatro Vale Formoso e respetivas áreas envolventes contam com mais de 4.200 metros quadrados. Além da sala principal, com cerca de mil lugares, dispõe de uma zona de restauração, assim como um espaço ao redor que vai ganhar uma nova vida: o jardim de inverno. A escadaria característica deste espaço, assim como a torre que é possível ver na fachada, vão ser preservadas.
“Renascerá no Porto um dos maiores espaços culturais da cidade e que, a curto prazo, será uma referência para todos os públicos. A Uau devolve à cidade uma sala icónica, que tem um passado, presente e agora um futuro, aberto à cultura, às empresas e ao turismo”, refere Paulo Dias, diretor-geral da Uau, em nota de imprensa.
O Cine-Teatro Vale Formoso vai ainda passar por um rebranding, com vista a posicionar o espaço no setor cultural e junto de parceiros que, em conjunto com a produtora, procurem reforçar o apoio à cultura e que apostem na valorização patrimonial.
“A Uau é cliente de diversas salas e espaços culturais no Porto e assim vai manter-se. Esta aquisição permite-nos aumentar a nossa atividade cultural, diversificando ainda mais a oferta na cidade do Porto”, acrescenta Paulo Dias.
Com esta aquisição, a Uau passa a ser proprietária de dois cineteatros: o Teatro Tivoli BBVA (em Lisboa) e o Cine-Teatro Vale Formoso (no Porto). A produtora tem ainda um acordo de programação com a Estoril-Sol, estando responsável pela programação do Auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa.
Inaugurado a 30 de dezembro de 1948, o Cine-Teatro Vale Formoso foi uma das principais salas de cinema da cidade do Porto até ser encerrado ao público em 1984. Nos anos 90, foi comprado pela Igreja Universal do Reino de Deus, que o transformou num templo, tendo sido agora adquirido pela Uau, num investimento global, entre aquisição e obras de reabilitação, de cerca de sete milhões de euros.