Oasis Connection 2025: uma transformação no mundo dos eventos
05-08-2025
Como profissional de eventos, qual seria o evento do nosso setor em que participaria? Como tal evento deveria ser para realmente o agradar e surpreender?
Teria de ser inovador, transformador, disruptivo e diferente de tudo em que já participou e do qual sairia descansado (pois os profissionais de eventos vivem numa roda viva!), tendo vivenciado conexões novas e fortes e com conteúdo relevante para a sua profissão, cocriado junto com experts e profissionais que admira?
Só isso já representaria um grande desafio para tal evento. Mas, e se ainda fosse direcionado para os melhores profissionais de eventos de um país continental? Pois este evento aconteceu e encantou todos os participantes, profissionais renomados do setor de eventos.
Todas estas características formataram os objetivos ao criarmos o Oasis Connection, evento realizado de 13 a 15 de junho de 2025 no Vale Suíço Resort em Itapeva, MG no Brasil. Conseguimos criar e entregar um evento maravilhoso! Os resultados e impactos obtidos foram ainda melhores do que esperávamos.
Por que encaramos este desafio
Se trabalha com eventos como nós, sabe que temos uma responsabilidade gigantesca! Cada evento que realizamos tem o poder de impactar profundamente a vida dos participantes e de todos os envolvidos.
E cada um deles é o retrato do momento histórico em que ele acontece, sendo influenciado por todos os acontecimentos locais, regionais e mundiais. Além disso, a profissão de organizador de eventos está entre as mais stressantes do mundo.
Escutar e ajudar este profissional de eventos foi o nosso norte e motivação. Escutamos os seus desejos e dificuldades, pesquisamos a fundo as suas necessidades e também nos referenciamos com as principais tendências da atualidade, aquelas que eram mais portadoras de futuro. Todos estes componentes formaram a mistura perfeita para estruturarmos os alicerces do Oasis.
A essência do projeto
Para quebrar a rotina stressante, o local e data escolhidos foram o fim-de-semana e um resort all inclusive, que oferece infraestrutura para os encontros, mas também de lazer.
Já na programação, a proposta foi o de equilibrar o conteúdo de qualidade e o networking, mas também o descanso e a diversão. E os condutores das atividades propostas estavam entre os melhores na sua área de expertise.
Escolhendo o nome
O nome foi fruto de escolha criteriosa para representar e sintetizar a essência da nossa proposta. O conceito envolvendo a palavra “oásis” vem de área fértil localizada no meio de uma região árida ou desértica.
Na vida profissional, simboliza um local de descanso e renovação no meio da pressão e do stress do trabalho. É um espaço onde se pode recarregar as energias, reduzir o stress, vislumbrar o futuro com os maiores especialistas e permitir um retorno mais produtivo e criativo. E tudo isso, com uma conexão forte de relacionamentos inspiradores novos ou para estreitar os já existentes. Estava definido o Oasis Connection.
“Fiz conexões incríveis, fui apresentado e mergulhei num mundo completamente novo. Eu até poderia dizer que isso foi algo muito particular, mas a verdade é que esse evento transformou a vida de todos que estavam presentes. Cheguei com uma expectativa absurdamente alta — e todas foram não só atendidas, como superadas”, referiu Pablo Silva.
Criando a espinha dorsal
Definido o local e o período, definimos o uso de palco arena para a plenária de algumas sessões e quatro palcos corners. Estes últimos receberam a estrutura base do Desafio Oasis, verdadeiras estações de conhecimento, debate, locais para sermos desafiados e encontrarmos oportunidades para nossos futuros.
Selecionamos oito temas entre os mais relevantes para o público. E escolhemos experts no assunto para conduzir cada um deles. Após ‘fala curta’ para introduzir e provocar, feita por este expert, o participante foi orientado e estimulado a conversar com os seus pares sobre o tema e a sugerir aplicações práticas para as suas atividades profissionais.
Gravamos todas as narrativas, histórias e vivências e a aprendizagem gerou um rico material que contou com a ajuda de solução de IA para estruturar e gerar documentos, devolvidos aos participantes no pós-evento; conteúdo esse que se torna ferramenta de trabalho para todos os participantes, um resumo da inteligência coletiva de todos os que viveram essa experiência.
“Foi lindo! Cada detalhe foi pensado para facilitar as trocas e fortalecer nossa profissão. O Oasis entregou muito”, afirmou Denis Braguini Bevacqua.
E para fechar com chave de ouro a programação de conteúdo, Julius Solaris, uma das vozes internacionais mais respeitadas na atualidade, foi o keynote speaker.
“Durante o evento, tive o privilégio de ver as minhas grandes referências do mercado compartilhando não só conhecimento técnico, mas também histórias, vivências e aprendizagens valiosas. Saí de lá com o coração cheio, a mente provocada e a certeza de que estamos num momento de evolução coletiva no setor. Um dos pontos altos foi a oportunidade de estar com Julius Solaris. A sua visão sobre os dados e o papel humano da experiência foi uma verdadeira chamada à ação”, adiantou Fábia Tanabe.
“Criar um evento do zero já é desafiador. Criar para profissionais de eventos: mais ainda. O Oasis conseguiu. Com um formato diferente, interativo, e muita gente relevante do nosso mercado reunida. Adorei ver, pela primeira vez no Brasil, a estrela internacional Julius Solaris, direto de Las Vegas, falando sobre futuro, tecnologia e humanização nos eventos”, frisou Ju Aranega.
Entremeando a programação de conteúdo, houve momentos para aproveitar a ótima infraestrutura de lazer do resort e encontros de festa e diversão. E o networking envolvido no DNA do Oasis em atividades até mesmo impercetíveis, como a divisão do público em quatro grupos durante o Desafio Oasis, que se deslocavam entre os palcos corners. Ou o uso das cores das cadeiras (nas mesmas cores da identidade visual do evento) para separar os grupos para o Desafio.
Principais lições aprendidas
*É necessário criar um evento realmente diferente para o setor de eventos.
*É necessário debater os assuntos portadores de futuro para o setor.
*É necessário provocar os participantes à reflexão, fazendo-os falar, se expressarem.
*É necessário usar inteligência artificial para resumir todo o debate, torná-lo acessível e transformá-lo em ferramenta de trabalho para os participantes.
*É necessário não perder os conteúdos debatidos, slides e anotações (através de uma super app, todo o ecossistema Oasis Connection continua com os conteúdos mesmo no pós-evento).
*É necessário respeitar o tempo das pessoas.
*É necessário trazer as pessoas para um evento também para descansarem e se divertirem.
*É necessário um novo formato para debater o mercado de eventos, para transformar mentes e para olhar para o futuro, encarando os imensos desafios que este setor nos traz.
Finalizamos com o comentário do nosso keynote speaker sobre o Oasis Connection: “Os eventos são o negócio do momento para se começar. Nunca houve um momento melhor para iniciar um evento. Foi exatamente isso que um grupo de profissionais de eventos fez no Brasil, de onde escrevo agora. Eles desenharam uma experiência inovadora, o Oasis Connection, para um mercado gigantesco (250 milhões de pessoas, sendo 20 milhões só em São Paulo). No fim de contas, as pessoas querem conexão e experiência mais do que qualquer outra coisa. Parabéns à Vanessa Martin, à Vanessa Chiarelli e ao Robson Lisboa por trazerem um novo conceito de eventos e comunidade para um mercado incrível”, comentou Julius Solaris.
Vanessa Martin, Vanessa Chiarelli e Robson Lisboa