Branded Content

Know How: “A prioridade é sempre a qualidade”

Notícias

06-08-2025

# tags: Espetáculos , Eventos , Audiovisuais

Empresa de audiovisuais do mesmo grupo da Só Catering e da All2Rent quer marcar a diferença pelo cuidado e atenção “ao mais ínfimo pormenor”.

A Know How foi criada no início de 2024, mas o ‘know how’ de Frederico Santos, fundador da empresa com experiência de cerca de 25 anos na área dos eventos, faz com que o conhecimento do setor e do mercado seja tudo menos recente.

Os eventos corporativos são o foco da Know How, que integra um grupo de empresas que inclui a Só Catering, especializada em catering e eventos, e a All2Rent, especializada em aluguer de equipamentos.

“Pareceu-nos que seria uma boa estratégia a junção de todas estas forças: do catering, do equipamento mobiliário da All2Rent e do equipamento audiovisual, para oferecer um produto chave na mão aos clientes”, explica Frederico Santos.

“Obviamente que os eventos não se cingem só a estas três áreas, mas só aqui conseguimos oferecer um produto em que o cliente contrata uma empresa e tem os serviços todos e não tem que se preocupar com tantas coisas”, acrescenta.

O “desafio” da tecnologia

Desde que a empresa foi criada, a Know How já fez “um bocadinho de tudo, desde a mais pequena sala de hotel até à Super Bock Arena completa”. Hoje em dia opera nos principais espaços para eventos do Porto e da região.

Frederico Santos atribui esta versatilidade “à qualidade dos técnicos que trabalham com a Know How, à experiência que têm e porque estão habituadíssimos a fazer tudo e mais alguma coisa”. A rápida evolução da tecnologia faz com que seja frequente a necessidade de atualizar os equipamentos, mas o responsável diz que a questão é facilmente ultrapassada.

“A vantagem é que temos boa relação com toda a gente dentro da área e temos parcerias também com outras empresas, que nos dão suporte, assim como nós lhes damos a elas”, sublinha.


Frederico Santos

Qualidade e atenção ao pormenor

Fazendo um balanço do primeiro trimestre de 2025, Frederico Santos diz que os resultados “superaram as expectativas”, até no que está “agendado já para o futuro”. “É um bocadinho o reflexo do nosso posicionamento de mercado, da relação que temos com os clientes e, acima de tudo, da qualidade que incutimos às nossas equipas”, sustenta.

Oferecer um serviço de qualidade, com “o preciosismo do mais ínfimo pormenor, a que muitas vezes não se dá atenção”, é o ponto forte da Know How. “Empresas audiovisuais existem muitas, e

cada vez aparecem mais, e acho que a maneira que temos de marcar a diferença é precisamente pelo cuidado e pelo pormenor, não pela quantidade”, defende Frederico Santos.

Com esta filosofia de trabalho em mente, a Know How opta por fazer “uma triagem muito, muito apertada àquilo que são os técnicos”.

O “truque” de manter os colaboradores satisfeitos

A propósito desta gestão de Recursos Humanos, o fundador da Know How reconhece que “como vai havendo cada vez mais eventos”, os técnicos “vão-se dissipando”. A Know How conquista os profissionais com “algum tipo de regalias”. “Se são bons e os queremos por perto, temos que lhes dar algumas contrapartidas, não só financeiras”, explica.

Segundo Frederico Santos, as empresas estão sempre a precisar de mais técnicos”. O “truque” é “mantê-los satisfeitos”. “Se estiverem satisfeitos, também oferecem um melhor serviço”, afirma.

O desafio dos eventos de última hora

Os pedidos de última hora são outro desafio. “Já fiz eventos com 1.500, 2.000 pessoas, que só são confirmados com três, quatro dias de antecedência”, recorda. “A solução para esse problema passa muito por quem organiza os eventos, nomeadamente as agências, que são quem pode ter algum poder de decisão nisso”, defende.

Também a logística e o trânsito do Porto podem ser desafiantes e se um cliente pede algo “duas horas” antes do evento, o tempo que a equipa demora a ir do armazém ao espaço “pode não ser o suficiente”. “Acima de tudo, temos que dar resposta ao cliente. Acho que isso é o mais importante. Tentar dar resposta positiva ao cliente”, conclui.

Direção técnica: O coração de toda a operação

As diversas equipas da Know How Audiovisuais são coordenadas pelo diretor técnico, Bruno Relvas. “Trabalhamos diariamente na motivação e no bem-estar dos nossos técnicos, pois acreditamos que essa dedicação se reflete diretamente na qualidade da experiência que proporcionamos ao cliente. A excelência dos nossos eventos nasce do cuidado com as pessoas que os tornam possíveis”.


Bruno Relvas

Para mais informações:
917 426 229
geral@knowhowaudiovisuais.pt